PT EN

Que língua se falava no Brasil colonial?

Marcos Chiquetto 3 maio 2023

Nos dois primeiros séculos após a chegada dos portugueses, o Brasil era habitado por uma grande maioria de índios autônomos espalhados principalmente pelo interior, e uma população composta por colonizadores portugueses e índios, misturados entre si, habitando o litoral. Essa parte do país ligada ao litoral é o que se denomina “Brasil colonial” nesses primeiros séculos. Como os portugueses vinham para cá sem famílias, acabavam se juntando com índias ou mestiças, gerando filhos mestiços, que foram os primeiros brasileiros.

Essas crianças aprendiam a falar com suas mães, no idioma delas.

E que idioma era esse?

Antes da chegada dos portugueses, os índios do litoral falavam vários idiomas, pertencentes a um grande tronco linguístico denominado “tupi”, com muitos elementos em comum entre si. Um dos mais conhecidos antropólogos do Brasil, Darcy Ribeiro, em seu monumental livro “O Povo Brasileiro”, relata que, para poderem se comunicar com a população no Brasil, os jesuítas portugueses sistematizaram elementos do tupi numa estrutura derivada da língua portuguesa, criando uma “língua geral” que ficou conhecida como Nheengatu. Essa se tornou a língua geral do Brasil colonial.

— Então no Brasil colonial não se falava português?

Nos primeiros séculos, não. O português acabou se estabelecendo como língua geral somente a partir do século VXIII, devido à necessidade de os capatazes se comunicarem com os negros escravizados. Segundo Darcy Ribeiro, “a primeira tarefa cultural do negro brasileiro foi a de aprender a falar português, que ouvia nos berros do capataz.” O negro teve que aprender português até para se comunicar com seus companheiros escravos, oriundos de diferentes povos, falando diferentes línguas.

Portanto, o português acabou se espalhando pelo Brasil principalmente por meio dos negros escravos.

Conclusão: além da herança na culinária, nos ritmos musicais e nas inúmeras palavras de origem africana em nosso idioma, os africanos foram determinantes para que se estabelecesse no Brasil o próprio idioma português.

Tenha acesso a todo conteúdo que postamos periodicamente:

Fale conosco

CONTATO

Rua José Jannarelli, 75, sala 401
05615-000 | São Paulo – SP
+ 55 (11) 3721-1280
        + 55 (21) 9 8123 1484
info@latinlanguages.com.br
Latin Languages