PT EN

Quais são os objetos mais antigos que usamos até hoje?

Marcos Chiquetto 4 maio 2023

Dentre as criações do ser humano, quais são os objetos mais antigos que usamos até hoje?

— Na casa da minha avó tem uma cadeira que deve ter uns 100 anos.

— Eu viajei pela Europa e vi um castelo com 400 anos, com gente ainda morando nele.

— A catedral de Notre Dame tem quase 900 anos e até hoje é usada para rezar missa e para visitas turísticas.

Catedral de Notre Dame

É verdade. Vários objetos bastante antigos são ainda usados atualmente, principalmente em regiões onde se desenvolveram civilizações que se estenderam até hoje, como Europa, índia e China.

Mas em nossa vida diária todos nós usamos objetos muitíssimo mais antigos, sem nem pensar nisso

— Que objetos seriam esses? Eu não lembro de nenhum.

Estou me referindo às palavras, principalmente as palavras mais simples, mais básicas.

Por exemplo: “sol”.

Consultando um dicionário etimológico, vemos que essa palavra vem do latim, portanto ela devia já ser usada na Roma antiga, há 2000 anos. Mas, ela vem de muito mais longe, ela vem do Indo-Europeu, que é a língua que deu origem ao grego e ao latin, onde SAEWEL significava “brilhar, iluminar”.

Mas quem criou essa palavra? Não dá para saber, mas suponho que ela já era falada por grupos humanos muito antigos, talvez 3 ou 4 mil anos atrás. Duzentas gerações antes da nossa, quando alguém apontava para aquela luz no céu, já falava algo parecido com “sol”.

Já tinha pensado nisso?

O mesmo acontece com palavras como “lua”, “casa”, “mar” etc. Palavras curtas, simples, que descrevem conceitos básicas e concretos. Certamente elas são palavras antiquíssimas, usadas há muitos milhares de anos, que vêm se transformando até chegarem às suas formas atuais.

Já, palavras mais complexas, em geral, não nasceram assim espontaneamente e não são tão antigas, tendo sido criadas por civilizações mais recentes. Por exemplo, a palavras “hipopótamo” foi criada pelos gregos para descrever um animal que eles conheceram na África, juntando hippos, “cavalo”, potamos, “rio”, ou seja, seria um cavalo que vive nos rios: uma palavra criada por uma civilização sofisticada, com cultura avançada, que classificava objetos e os designava por nomes compostos. As palavras mais antigas que designavam esse mesmo animal milênios antes dos gregos, como mvuvukubu e mvubu, que até hoje são usadas em várias regiões da África, nao chegaram até a língua portuguesa.

O que me fascina são essas palavras curtas e básicas.

Quando você falar “sol”, “lua”, “casa” ou “mar”, faça isso com respeito e reverência. Lembre que você estará fazendo uso de um objeto antiquíssimo, que outros seres humanos vêm usando há muitos milhares de anos.

Tenha acesso a todo conteúdo que postamos periodicamente:

Fale conosco

CONTATO

Rua José Jannarelli, 75, sala 401
05615-000 | São Paulo – SP
+ 55 (11) 3721-1280
        + 55 (21) 9 8123 1484
info@latinlanguages.com.br
Latin Languages