Livros para a Quarentena: Sugestões da Latin Languages (escrito em abril de 2020)
4 maio 2023Nesses tempos de quarentena, livros podem nos trazer momentos de reflexão e paz interior que nem sempre conseguimos com a Internet ou com a TV. E o acesso a livros é muito fácil hoje. Se você instalar em seu ipad ou celular um aplicativo de leitura de ebooks, poderá adquirir seu livro em alguns segundos e começar a desfrutar a leitura imediatamente. Outra vantagem do ebook é o custo: livros eletrônicos custam, em geral, metade do preço de livros em papel. Se o autor for de domínio público então (mais de 70 anos decorridos da sua morte) os ebooks podem ser muito baratos, ou até mesmo gratuitos.
Dois aplicativos muito usados para leitura de ebooks: Kindle (Amazon) e o Kobo (Livraria Cultura). Você também pode comprar pela internet os correspondentes aparelhos para leitura, mais cômodos que um celular ou ipad, por preços bem acessíveis.
Se não quiser ler em ebooks, compre os livros pela internet em livrarias grandes como Cultura, Galileu, Saraiva etc, ou em sebos, por um portal do tipo Estante Virtual.
E aqui vão nossas sugestões de livros para você aproveitar a quarentena:
Crônica de uma morte anunciada — Gabriel Garcia Márquez (disponível em português em ebook)
Novela curta tipo “thriller” que relata um crime em uma pequena cidade, onde dois irmãos buscam o homem que supostamente desonrou sua irmã, para matá-lo. Para esse livro não há spoiler, já que o autor começa contando o fim da estória. Você vai ler em uma tarde.
________________________________________________________________
Pantaleão e as visitadoras — Mario Vagas Llosa (só livro impresso na tradução para português)
Divertidíssimo romance, que relata como o Coronel Pantaleão Pantoja, do exército peruano, executa a missão recebida, de organizar um serviço de “visitadoras” para os soldados na selva amazônica. Considerando que as tentações envolvidas na missão são muito fortes, o alto comando escolhe Pantaleão por ele ser o oficial mais incorruptível da corporação. O resto você já pode imaginar. Destaque para o recurso estilístico de intercalação de narrativas paralelas, marca registrada de Llosa, que você vai estranhar no começo e adorar no final. Leitura para dois ou três dias.
________________________________________________________________
Um estudo em vermelho — Conan Doyle (ebook baratíssimo, por ser de domínio público)
Livro que lançou no mundo o famoso personagem Sherlock Holmes. Escrita no século XIX, num momento em que o racionalismo estava ainda se estabelecendo na cultura europeia, a obra de Conan Doyle nos traz uma versão iluminista do super-homem, invencível, não por sua força física, mas pelo raciocínio privilegiado. Você pode tentar resolver o mistério antes de ler a resposta, mas dificilmente vai conseguir. De quebra vai conhecer um pouco da vida em Londres por volta de 1860. Leitura para alguns dias.
________________________________________________________________
Os sertões — Euclides da Cunha (ebook gratuito na Livraria Cultura)
Obra monumental que revela as contradições sociais do Brasil nos primeiros anos da república. Trata-se de um relato jornalístico da campanha do exército contra o arraial de Canudos, no interior da Bahia, feito por Euclides da Cunha, enviado especial do Jornal “O Estado de São Paulo”. Esse livro tem a fama de ser insuportavelmente chato. Quase todos que tentam ler, desistem antes de terminar a primeira parte. E com razão, já que a primeira parte é realmente insuportável. Aqui vai a dica: comece a ler na segunda parte (O HOMEM). Você vai curtir uma leitura agradável e apaixonante do livro que é tido como uma das principais referências da língua portuguesa em sua versão culta. Mas fuja da primeira parte!!! Leitura para dez dias.
________________________________________________________________
Memórias póstumas de Brás Cubas — Machado de Assis (ebook gratuito na Amazon)
Delicioso romance, onde o protagonista relata sua vida com profundas reflexões filosóficas. Tente ler o capítulo da borboleta preta e não refletir sobre suas próprias omissões e seus próprios preconceitos! A dedicatória do livro é impagável: “Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico, como saudosa lembrança, estas memórias póstumas”. E aí? Interessou? Leitura para uma semana.
________________________________________________________________
O tempo e o vento — Érico Veríssimo (só disponível em formato impresso)
Obra gigantesca em sete volumes onde o autor relata em linguagem narrativa e leve a saga de duas famílias gaúchas desde o Brasil colonial até a década de 1950. No volume 1, o Capitão Rodrigo chega em Santa Fé e entra no botequim dizendo: “Buenos e me espalho, nos pequenos dou de prancha e nos grandes dou de talho”; e o irmão de Ana Terra responde: “Pois então, dê”. E daí nasceu a família Cambará. Destaque para a passagem do Cometa Halley, em 1910. Leitura para a quarentena inteira e ainda vai sobrar para as próximas férias.
Boa leitura!
Marcos Chiquetto is an engineer, Physics teacher, translator, and writer. He is the director of LatinLanguages, a Brazilian translation agency specialized in providing multilingual companies with translation into Portuguese and Spanish.