Lei de Murphy
4 maio 2023É comum se dizer que o pão sempre cai com a manteiga para baixo.
Essa observação prática pode ser considerada uma consequência da famosíssima Lei de Murphy:
“Qualquer coisa que possa ocorrer mal, ocorrerá mal, no pior momento possível”
Segundo a Wikipedia, o termo “Lei de Murphy” surgiu em 1949, quando o engenheiro aeroespacial americano Edward Murphy trabalhava com testes de tolerância por seres humanos a condições de alteração de gravidade. Para aferir as condições dos pilotos de testes, ele construiu um equipamento que registrava os batimentos cardíacos e a respiração, mas o técnico responsável instalou o equipamento de forma errada e os sensores falharam. Frustrado, Murphy disse que “se este homem tem algum modo de cometer um erro, ele o fará”. Seus colegas militares passaram então a citar essa frase em suas brincadeiras, e acabaram batizando de Lei de Murphy a afirmação “tudo o que puder dar errado dará”. Daí a ideia se espalhou pelo mundo e se integrou à nossa cultura de tal forma que quase todo mundo já ouviu falar dela.
Mas Murphy não foi o primeiro a formular essa importante lei da ciência. Muito antes, em 1877, o engenheiro britânico Alfred Holt, falando sobre navios a vapor, já tinha feito uma afirmação parecida: “Verifica-se que qualquer coisa que pode dar errado no mar, geralmente dá errado, mais cedo ou mais tarde”.
Algumas pessoas, com inclinação para uma abordagem axiomática do conhecimento humano, dizem que a Lei de Murphy pode ser deduzida a partir do Princípio da Perversidade Universal da Matéria. Bem, cada um interpreta isso como quiser, mas uma coisa é certa: é sempre bom ter a Lei de Murphy em mente quando se planeja alguma coisa.
Marcos Chiquetto is an engineer, Physics teacher, translator, and writer. He is the director of LatinLanguages, a Brazilian translation agency specialized in providing multilingual companies with translation into Portuguese and Spanish.