PT EN

Kd vc?

Marcos Chiquetto 3 maio 2023

— vixe. kd vc?

Se você lê essa frase no whatsapp, não tem qualquer dúvida sobre o significado. Nem passa por sua cabeça tentar entender de onde vêm essas palavras. No entanto, cada uma delas é uma contração de uma expressão maior:

Vixe: Contração de “Virgem”, quer é uma forma abreviada de “Virgem Maria”, algo que se falava quando se queria invocar a ajuda daquela que, segunda a narrativa da igreja católica, foi mãe de Cristo sem ter tido relação sexual.O sentido original seria algo como “Virgem Maria me ajude!”

Kd: Contração de “cadê”, que é contração de “que é de”, uma expressão que ainda é usada completa em certas regiões do Nordeste do Brasil. Quando se quer saber onde está o João, pergunta-se “Que é de João?”.

Vc: contração de “você”, que é contração de “vosmecê”, que por sua vez é contração de “vossa mercê”, uma forma polida de se dirigir a alguém na terceira pessoa, numa fórmula parecida com “vossa majestade”, “sua alteza”, “sua santidade”, “vossa excelência”, etc. Com esse antiquíssimo recurso de linguagem, para demostrar humildade, em vez de se dirigir diretamente à pessoa, você se dirige a um atributo notável daquela pessoa:

· Em vez de se dirigir diretamente ao rei, você fala com a majestade dele

· Em vez de se dirigir diretamente ao príncipe, você fala com a alteza dele

· Em vez de se dirigir diretamente ao papa, você fala com a santidade dele

· Em vez de se dirigir diretamente ao deputado, você fala com a excelência dele.

E quando o interlocutor é realmente poderoso, para evitar algum mal entendido você já usa logo o plural (vossa majestade) em vez de usar o singular (sua alteza).

Agora, se o seu interlocutor não tem nem majestade, nem alteza, nem santidade, e muito menos excelência, ele pelo menos pode ter a mercê, isto é, fazer o favor, de lhe dar atenção. Daí, na falta de qualidade mais interessante, você se dirige à mercê dele, na fórmula “vossa mercê”.

Com o tempo, “vossa mercê” foi contraído para “vosmecê”, depois para “você”, que acabou se reduzindo a “vc”.

Conclusão: a frase que iniciou este post é uma forma simplificada desta:

— Virgem Maria me ajude! Que é de vossa mercê?

Tenha acesso a todo conteúdo que postamos periodicamente:

Fale conosco

CONTATO

Rua José Jannarelli, 75, sala 401
05615-000 | São Paulo – SP
+ 55 (11) 3721-1280
        + 55 (21) 9 8123 1484
info@latinlanguages.com.br
Latin Languages