A morte dos idiomas
4 maio 2023Quantos idiomas existem hoje no mundo?
— Sei lá. Cem? Duzentos?
Um pouco mais que isso! Hoje existem aproximadamente 7000 idiomas. Só no Brasil, há 190 idiomas em uso. No entanto, assim como as espécias da fauna e da flora, idiomas desaparecem. Até o fim deste século, a previsão é que aproximadamente metade dos idiomas do mundo terão desaparecido. Isso dá uma média de um idioma desaparecendo a cada 14 dias.
Segundo a UNESCO, um idioma é considerado ameaçado de desaparecimento quando pais param de ensiná-lo a seus filhos e não é mais usado no dia-a-dia, e é quase desaparecido quando ele falado por apenas algumas pessoas idosas. Por exemplo, o idioma Oro Win, usado por indígenas no Brasil perto da fronteira com a Bolívia, é falado por apenas 5 ou 6 pessoas, portanto é um idioma quase desaparecido. Quando essas pessoas morrerem, ele estará extinto.
E por quê, hoje, idiomas desaparecem tão rapidamente? O principal motivo é a eficiência e a relevância do sistema mundial de comunicações. Participando da comunicação em escala mundial, os jovens de comunidades culturalmente isoladas querem utilizar idiomas majoritários, como inglês, espanhol e português, em vez do idioma de seus pais. Com isso, os idiomas minoritários ficam restritos aos idosos, desaparecendo quando estes morrem.
E quando uma língua morre, não se perdem apenas as palavras, mas todo o universo cultural ao qual elas davam forma: séculos de histórias, lendas, ideias, canções e concepções do universo transmitidas de geração em geração desaparecem, junto com valiosos conhecimentos práticos sobre plantas, animais e ecossistemas.
Enfim, o desaparecimento de idiomas faz parte de uma tendência geral à unificação cultural da humanidade, e é inevitável. Uma pena.
Marcos Chiquetto is an engineer, Physics teacher, translator, and writer. He is the director of LatinLanguages, a Brazilian translation agency specialized in providing multilingual companies with translation into Portuguese and Spanish.