A coincidência mais inacreditável do universo visível
4 maio 2023Um fato fascinante sobre o Sol e a Lua.
A foto abaixo mostra um eclipse do Sol. A Lua está passando na frente do Sol.
Se o observador estiver posicionado no local exato aqui na Terra, ele poderá ver um eclipse total. Durante alguns minutos, a Lua cobrirá totalmente o Sol, e o dia ficará escuro.
Os eclipses sempre fascinaram a humanidade, despertando medo nos povos antigos, que buscavam explicações místicas para o fenômeno. Até hoje, eclipses do Sol são acompanhados com muito interesse.
No entanto, não presenciamos muitos eclipses totais do Sol durante nossa vida. Isso, porque eles só ocorrem em regiões muito pequenas da superfície do planeta. Vou mostrar o motivo disso com uma figura.
Inicialmente, pensei em fazer a figura em escala, para dar uma ideia real das proporções, mas desisti porque não ia dar para ver nada. Só para você ter uma ideia, se o Sol tiver o tamanho de uma bola de basquete, a Terra será uma cabeça de alfinete a 30 m de distância e a Lua será um grão de poeira a 8 cm da cabeça de alfinete. Ou seja, você só ia ver pontinhos na figura. Fiz, então, uma figura fora de escala mostrando um eclipse do Sol:
O eclipse total só é visto em uma região muito pequena, praticamente um ponto (algumas centenas de quilômetros). Na região próxima a essa, as pessoas verão um eclipse parcial. Quanto mais próximo da região de eclipse total, mais a Lua vai cobrir o Sol. Por isso, quanto mais próximo daquele ponto, mais escura você vê a Terra na figura.
O que quero ressaltar aqui é que a região do eclipse total é praticamente um ponto. O motivo disso ocorrer dessa forma é o fato de o Sol e a Lua serem vistos da Terra como se fossem duas esferas de mesmo diâmetro. Em outras palavras, o ângulo que o Sol ocupa no céu é praticamente igual ao ângulo que a Lua ocupa no céu (é o ângulo entre as linhas tracejadas na figura acima). Ambos ocupam no céu um ângulo de aproximadamente meio grau (na figura o ângulo não é esse porque a figura não está em escala). Vemos os dois com o mesmo tamanho.
No eclipse total, visto na segunda foto deste artigo, a Lua cobre exatamente o Sol. Se a Lua fosse vista como uma esfera de diâmetro diferente do Sol, a sobreposição dos dois corpos celestes não seria tão exata. Ou a Lua ficaria maior que o Sol, e o eclipse total seria visível a partir de uma região maior, ou a Lua seria menor que o Sol, e nunca haveria eclipse total.
Então, a explicação é simples: tudo ocorre dessa forma tão fascinante porque a Lua e Sol parecem ter o mesmo tamanho para quem olha da superfície da Terra.
— Então é isso? Acabou o artigo?
Acabou. Faltou falar alguma coisa?
— Sei lá. Isso tudo tem algo estranho…
— Vem cá. Afinal, por quê esses dois corpos celestes têm o mesmo diâmetro aparente? Eles têm tamanhos completamente diferentes um do outro, mas olhando daqui eles parecem iguais! Tinha que ser assim mesmo?
Ah. Aí você tocou num ponto que vale a pena comentar. Durante nossa vida inteira olhamos para o Sol e para a Lua e vemos os dois do mesmo tamanho no céu. Estamos tão acostumados com isso que nem paramos para pensar no assunto. Mas tinha que ser assim? Há algum motivo para isso ser dessa forma?
A resposta é de cair de costa: é pura e simples coincidência.
O diâmetro do Sol é aproximadamente 1.400.000 km e o diâmetro da Lua é aproximadamente 3500 km, ou seja, o Sol é 400 vezes maior que a Lua. A distância da Terra à Lua é aproximadamente 380.000 km e a distância da Terra ao Sol é 150.000.000 km, aproximadamente 400 vezes maior. As diferenças de diâmetro e distância se compensam, e o efeito visual é que os dois ficam parecendo ter o mesmo tamanho.
— Não acredito. Os dois maiores corpos celestes visíveis da Terra são vistos com o mesmo tamanho sem qualquer outro motivo que não pura coincidência?
Sim. Essa é talvez a coincidência mais fascinante do nosso universo visível.
Marcos Chiquetto is an engineer, Physics teacher, translator, and writer. He is the director of LatinLanguages, a Brazilian translation agency specialized in providing multilingual companies with translation into Portuguese and Spanish.