PT EN

Por que o por-do-sol é vermelho?

Marcos Chiquetto 4 maio 2023

Se você pedir para uma criança desenhar uma paisagem com sol, ela certamente vai desenhar o Sol amarelo.

Mas, se você olhar para o Sol ao meio-dia, será que ele é amarelo?

— Sei lá. Quem consegue olhar para o Sol ao meio-dia?

Realmente, é muito difícil olhar para o Sol ao meio-dia. Mas se você mantiver o Sol dentro do campo de visão, sem olhar diretamente para ele, vai perceber que o Sol do meio-dia, apesar de um tom amarelo, é praticamente branco.

Mas conseguimos olhar para o Sol no fim da tarde ou no início da manhã, e aí ele aparece mais amarelo. E no pôr-do-sol e na alvorada, vemos um sol avermelhado. A criança aprende a desenhar o Sol da forma como ele pode ser avistado. Por isso ele o desenha amarelo ou laranja.

No fim da tarde, o Sol aparece avermelhado.

Por que o Sol muda de cor ao longo do dia?

Bem. Antes de responder a essa pergunta, vamos apresentar mais um dado. A foto a seguir mostra o Sol como é visto pela janela da Estação Espacial Internacional.

O astronauta Terry Virts vê o sol da janela da estação espacial internacional

O Sol, visto do espaço, é absolutamente branco.

E além da cor do sol ser absolutamente branca, o que mais se percebe de diferente no céu visto da estação espacial em relação ao céu visto daqui da Terra?

— Bem. Ali, mesmo quando se vê o Sol, o céu é negro. Aqui na Terra o céu é azul.

Sim. Essas são duas diferenças entre o céu visto da Terra e o visto do espaço:

Para poder discutir essa diferença, é preciso recordar que a luz branca é a mistura de todas as cores. Por exemplo, a luz do Sol ao ser refratada por um prisma de vidro sofre dispersão e cada cor pode ser vista separadamente, numa sequência contínua que tem vermelho e amarelo (chamadas cores quentes) em um extremo e azul e violeta (chamadas cores frias) no outro extremo.

Luz branca refratada por um prisma de vidro se dispersa numa faixa contínua de cores (a criança cujo desenho abriu este artigo também levou isto em conta, desenhando um arco-íris no céu junto com o Sol).

Quando a luz do Sol atravessa a atmosfera, as cores da região do azul e violetas, ou seja, as chamadas cores frias, são absorvidas pelas moléculas do ar e reemitidas em todas as direções, resultando num efeito chamado de espalhamento do azul.

Como resultado disso, quando olhamos para o ar atmosfético em grande quantidade atravessado pela luz do Sol, vemos uma cor azul.

O azul que vemos no céu é resultado do espalhamento das cores frias no ar.

Mas, ao espalhar as cores frias, o ar está retirando um pouco do azul e do violeta da luz do Sol. Por esse motivo, quem olha diretamente para o Sol daqui da Terra, vê uma cor tendendo mais para as cores quentes, ou seja, vê o Sol amarelado.

Em outras palavras, o azul que vemos no céu foi retirado da luz do Sol quando esta atravessou o ar.

Quanto maior a camada de ar que a luz atravessa, mais cores frias são retiradas dela, e o Sol parece mais vermelho. Quando o Sol está a pino, ao meio-dia, a camada de atmosfera que sua luz atravessa para chegar até nós é menor, resultando em uma menor alteração da cor (o Sol fica praticamente branco). Mas, no por-do-sol ou na alvorada, a luz atravessa uma grande camada de atmosfera, como mostra a figura seguinte. Por esse motivo, a luz chega até nós mais avermelhada.

Ao meio-dia, a luz do Sol atravessa mais perpendicularmente a camada atmosférica, perdendo pouco de sua componente azul. Por isso, o Sol é visto praticamente branco. No por-do-sol ou na alvorada, a luz atravessa a atmosfera obliquamente, percorrendo uma distância maior dentro do ar e deixando no caminho maior quantidade de azul e violeta. Por isso, o Sol fica mais vermelho para quem o vê daqui da Terra. Nessa figura, a camada de atmosfera está aumentada para que o fenômeno fique mais compreensível. Essa camada é muito mais fina, o que aumenta mais a diferença entre a luz do meio-dia e da tarde (fica para você pensar o motivo disso rsrs).

A Lua apenas reflete a Luz do Sol, ou seja, sua luz tem a mesma cor da luz do Sol. Por isso, com ela, acontece a mesma coisa. Quando a Lua está próxima ao horizonte, ela é vista avermelhada e quando ela está alta, ela é vista branca.

É isso aí.

Tenha acesso a todo conteúdo que postamos periodicamente:

Fale conosco

CONTATO

Rua José Jannarelli, 75, sala 401
05615-000 | São Paulo – SP
+ 55 (11) 3721-1280
        + 55 (21) 9 8123 1484
info@latinlanguages.com.br
Latin Languages