Por que o por-do-sol é vermelho?
4 maio 2023Se você pedir para uma criança desenhar uma paisagem com sol, ela certamente vai desenhar o Sol amarelo.
Mas, se você olhar para o Sol ao meio-dia, será que ele é amarelo?
— Sei lá. Quem consegue olhar para o Sol ao meio-dia?
Realmente, é muito difícil olhar para o Sol ao meio-dia. Mas se você mantiver o Sol dentro do campo de visão, sem olhar diretamente para ele, vai perceber que o Sol do meio-dia, apesar de um tom amarelo, é praticamente branco.
Mas conseguimos olhar para o Sol no fim da tarde ou no início da manhã, e aí ele aparece mais amarelo. E no pôr-do-sol e na alvorada, vemos um sol avermelhado. A criança aprende a desenhar o Sol da forma como ele pode ser avistado. Por isso ele o desenha amarelo ou laranja.
Por que o Sol muda de cor ao longo do dia?
Bem. Antes de responder a essa pergunta, vamos apresentar mais um dado. A foto a seguir mostra o Sol como é visto pela janela da Estação Espacial Internacional.
O Sol, visto do espaço, é absolutamente branco.
E além da cor do sol ser absolutamente branca, o que mais se percebe de diferente no céu visto da estação espacial em relação ao céu visto daqui da Terra?
— Bem. Ali, mesmo quando se vê o Sol, o céu é negro. Aqui na Terra o céu é azul.
Sim. Essas são duas diferenças entre o céu visto da Terra e o visto do espaço:
Para poder discutir essa diferença, é preciso recordar que a luz branca é a mistura de todas as cores. Por exemplo, a luz do Sol ao ser refratada por um prisma de vidro sofre dispersão e cada cor pode ser vista separadamente, numa sequência contínua que tem vermelho e amarelo (chamadas cores quentes) em um extremo e azul e violeta (chamadas cores frias) no outro extremo.
Quando a luz do Sol atravessa a atmosfera, as cores da região do azul e violetas, ou seja, as chamadas cores frias, são absorvidas pelas moléculas do ar e reemitidas em todas as direções, resultando num efeito chamado de espalhamento do azul.
Como resultado disso, quando olhamos para o ar atmosfético em grande quantidade atravessado pela luz do Sol, vemos uma cor azul.
Mas, ao espalhar as cores frias, o ar está retirando um pouco do azul e do violeta da luz do Sol. Por esse motivo, quem olha diretamente para o Sol daqui da Terra, vê uma cor tendendo mais para as cores quentes, ou seja, vê o Sol amarelado.
Em outras palavras, o azul que vemos no céu foi retirado da luz do Sol quando esta atravessou o ar.
Quanto maior a camada de ar que a luz atravessa, mais cores frias são retiradas dela, e o Sol parece mais vermelho. Quando o Sol está a pino, ao meio-dia, a camada de atmosfera que sua luz atravessa para chegar até nós é menor, resultando em uma menor alteração da cor (o Sol fica praticamente branco). Mas, no por-do-sol ou na alvorada, a luz atravessa uma grande camada de atmosfera, como mostra a figura seguinte. Por esse motivo, a luz chega até nós mais avermelhada.
A Lua apenas reflete a Luz do Sol, ou seja, sua luz tem a mesma cor da luz do Sol. Por isso, com ela, acontece a mesma coisa. Quando a Lua está próxima ao horizonte, ela é vista avermelhada e quando ela está alta, ela é vista branca.
É isso aí.
Marcos Chiquetto is an engineer, Physics teacher, translator, and writer. He is the director of LatinLanguages, a Brazilian translation agency specialized in providing multilingual companies with translation into Portuguese and Spanish.